quinta-feira, 14 de julho de 2011

PLANO DE AULA PLANO DE AULA ESCOLA MUNICIPAL SANTA RITA - DATA: 20/06/2011 PROFESSORA: VALQUÍRIA DE OLIVEIRA GUEDES EIXO TEMÁTICO: 2º período Sala: 2 Turno: matutino • Linguagem oral e escrita: leitura , compreensão, falar; • Artes visuais: revisão das cores; • Identidade e autonomia: tipos de moradia, valorização do estudo e do trabalho; • Matemática: formas geométricas; • Natureza e sociedade: os lugares e suas paisagens, conhecer os animais e suas utilidades. Literatura Infantil: Hora do conto CARGA HORÁRIA 5 aulas OBJETIVOS: • Conhecer as figuras geométricas; • Relacionar as cores com as formas geométricas; • Observar os diferentes tipos de moradias; • Conhecer as diferenças entre as paisagens; • Conhecer a utilidade dos animais domésticos; • Relacionar cada animal doméstico a sua utilidade; • Conhecer a importância do estudo e do trabalho para o ser humano; • Motivar as crianças para que não desistam dos seus sonhos e da aprendizagem por mais difícil que possa parecer, o esforço e a dedicação é a melhor forma de se aprender algo. • Conhecer diferentes formas de portador de texto, no caso os textos serão apresentados para as crianças de forma variada . Conhecimentos prévios trabalhado pela professora com os alunos: Para a realização desta aula a professora retomou a discussão sobre a importância da escola, da leitura e do estudo, através do diálogo, saber porque o aluno está na escola, e o que ele faz. Será que ele está aproveitando a oportunidade? Observar também a vida de um príncipe na vida real como a vida do príncipe Willian e a plebéia Kate Middleton, que estudavam na mesma escola, observando a ilustração do livro “ Eu tropeço e não desisto” a menina lê para o príncipe enquanto ele recupera a sua saúde. Podemos observar com a leitura do texto e a ilustração que complementa toda história, que a personagem é inteligente e que gosta de ler. Estratégias e recursos da aula: 1º MOMENTO: assistir ao vídeo A menina e o leite; 2º MOMENTO: recontar a história em forma de literatura de cordel; 3º MOMENTO: ler o livro Eu tropeço e não desisto 4º MOMENTO: fazer a compreensão oral da história • Onde a menina mora? • Qual era o sonho da menina? • Qual foi o animal que forneceu o leite? • Ela conseguiu realizar o seu sonho? • O que ela fez para conseguir realizar todos os seus sonhos? • Qual foi o primeiro sonho que ela realizou? • Como você imagina está menina? Quais são suas características? Como ela é? O que ela gosta de fazer? • O que a menina fez quando o príncipe caiu e estava machucado? • Por que será que o príncipe gostou da menina? • Quando a menina casou-se, ela foi morar onde? • Qual foi o meio de transporte usado pela menina e o príncipe para ir para o castelo da colina? • Quais foram os lugares onde aconteceu a história? 5º MOMENTO: leitura do cartaz das formas geométricas e observação das cores; 6º MOMENTO: entrega das fichas do nome, leitura da atividade e aplicação; 7º MOMENTO: correção da atividade 8º MOMENTO: entrega e leitura da atividade extraclasse, a compreensão da história “ Eu tropeço e não desisto” ESTRUTURAS DE APOIO / RECURSOS DIDÁTICOS • Vídeo DVD • Televisão • Livro e texto • Papel sulfite • Xerox • Lápis de cor e giz de cera • CD com fotografias • tesoura e cola • Cartaz • Caderno de classe AVALIAÇÃO Com está aula é possível avaliar se as crianças: • Reconhecem as características das paisagens e das diferentes moradias; • A utilidade dos animais domésticos; • Aprendam sobre as diferentes formas geométricas; • Valorizar a escola, como o lugar que se aprende; • Conhecer um pouco sobre a história do príncipe Willian e a plebéia Kate. • Saber que para a realização de um sonho é necessário esforço e dedicação. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A menina e o leite, Monteiro Lobato, Livro as mais belas histórias CASASANTA, Lúcia Livro Eu tropeço e não desisto NICOLÉLIS, Gizelda Laporta Cordel , A menina da vasilha de leite, CORDEL , Rosa Ramos do Vídeo, A menina do leite, you tobe PLANO DE AULA ESCOLA MUNICIPAL SANTA RITA - DATA: 20/06/2011 PROFESSORA: VALQUÍRIA DE OLIVEIRA GUEDES EIXO TEMÁTICO: 2º período Sala: 2 Turno: matutino • Linguagem oral e escrita: leitura , compreensão, falar; • Artes visuais: revisão das cores; • Identidade e autonomia: tipos de moradia, valorização do estudo e do trabalho; • Matemática: formas geométricas; • Natureza e sociedade: os lugares e suas paisagens, conhecer os animais e suas utilidades. Literatura Infantil: Hora do conto CARGA HORÁRIA 5 aulas OBJETIVOS: • Conhecer as figuras geométricas; • Relacionar as cores com as formas geométricas; • Observar os diferentes tipos de moradias; • Conhecer as diferenças entre as paisagens; • Conhecer a utilidade dos animais domésticos; • Relacionar cada animal doméstico a sua utilidade; • Conhecer a importância do estudo e do trabalho para o ser humano; • Motivar as crianças para que não desistam dos seus sonhos e da aprendizagem por mais difícil que possa parecer, o esforço e a dedicação é a melhor forma de se aprender algo. • Conhecer diferentes formas de portador de texto, no caso os textos serão apresentados para as crianças de forma variada . Conhecimentos prévios trabalhado pela professora com os alunos: Para a realização desta aula a professora retomou a discussão sobre a importância da escola, da leitura e do estudo, através do diálogo, saber porque o aluno está na escola, e o que ele faz. Será que ele está aproveitando a oportunidade? Observar também a vida de um príncipe na vida real como a vida do príncipe Willian e a plebéia Kate Middleton, que estudavam na mesma escola, observando a ilustração do livro “ Eu tropeço e não desisto” a menina lê para o príncipe enquanto ele recupera a sua saúde. Podemos observar com a leitura do texto e a ilustração que complementa toda história, que a personagem é inteligente e que gosta de ler. Estratégias e recursos da aula: 1º MOMENTO: assistir ao vídeo A menina e o leite; 2º MOMENTO: recontar a história em forma de literatura de cordel; 3º MOMENTO: ler o livro Eu tropeço e não desisto 4º MOMENTO: fazer a compreensão oral da história • Onde a menina mora? • Qual era o sonho da menina? • Qual foi o animal que forneceu o leite? • Ela conseguiu realizar o seu sonho? • O que ela fez para conseguir realizar todos os seus sonhos? • Qual foi o primeiro sonho que ela realizou? • Como você imagina está menina? Quais são suas características? Como ela é? O que ela gosta de fazer? • O que a menina fez quando o príncipe caiu e estava machucado? • Por que será que o príncipe gostou da menina? • Quando a menina casou-se, ela foi morar onde? • Qual foi o meio de transporte usado pela menina e o príncipe para ir para o castelo da colina? • Quais foram os lugares onde aconteceu a história? 5º MOMENTO: leitura do cartaz das formas geométricas e observação das cores; 6º MOMENTO: entrega das fichas do nome, leitura da atividade e aplicação; 7º MOMENTO: correção da atividade 8º MOMENTO: entrega e leitura da atividade extraclasse, a compreensão da história “ Eu tropeço e não desisto” ESTRUTURAS DE APOIO / RECURSOS DIDÁTICOS • Vídeo DVD • Televisão • Livro e texto • Papel sulfite • Xerox • Lápis de cor e giz de cera • CD com fotografias • tesoura e cola • Cartaz • Caderno de classe AVALIAÇÃO Com está aula é possível avaliar se as crianças: • Reconhecem as características das paisagens e das diferentes moradias; • A utilidade dos animais domésticos; • Aprendam sobre as diferentes formas geométricas; • Valorizar a escola, como o lugar que se aprende; • Conhecer um pouco sobre a história do príncipe Willian e a plebéia Kate. • Saber que para a realização de um sonho é necessário esforço e dedicação. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A menina e o leite, Monteiro Lobato, Livro as mais belas histórias CASASANTA, Lúcia Livro Eu tropeço e não desisto NICOLÉLIS, Gizelda Laporta Cordel , A menina da vasilha de leite, CORDEL , Rosa Ramos do Vídeo, A menina do leite, you tobe




PLANO DE AULA


       
  ESCOLA MUNICIPAL  SANTA RITA  -  DATA: 20/06/2011



     PROFESSORA: VALQUÍRIA DE OLIVEIRA GUEDES






EIXO TEMÁTICO:

2º período
Sala: 2
Turno: matutino
                                 
  • Linguagem oral e escrita: leitura , compreensão, falar;
  • Artes visuais: revisão das cores;
  • Identidade e autonomia: tipos de moradia, valorização do estudo e do trabalho;
  • Matemática: formas geométricas;
  • Natureza e sociedade: os lugares e suas paisagens, conhecer os animais e
     suas utilidades.                        



 Literatura Infantil:  
    Hora do conto
                           

CARGA HORÁRIA
             5 aulas




OBJETIVOS:





  • Conhecer as figuras geométricas;
  • Relacionar as cores com as formas geométricas;
  • Observar os diferentes tipos de moradias;
  • Conhecer as diferenças entre as  paisagens;
  • Conhecer a utilidade dos animais domésticos;
  • Relacionar cada animal doméstico a sua utilidade;
  • Conhecer a importância do estudo e do trabalho para o ser humano;
  •  Motivar as crianças para que não desistam dos seus sonhos e da aprendizagem por mais difícil que possa parecer, o esforço e a dedicação é a melhor forma de se aprender algo.
  • Conhecer diferentes  formas de  portador  de texto,  no caso os textos serão apresentados para as crianças de forma variada .










    

Conhecimentos prévios trabalhado pela professora com os alunos:


Para a realização desta aula a professora retomou a discussão sobre a importância da escola, da leitura e do estudo, através do diálogo, saber porque o aluno está na escola, e o que ele faz. Será que ele está aproveitando a oportunidade?
Observar  também a vida de um príncipe na vida real como a vida do príncipe Willian e a plebéia Kate Middleton, que estudavam na mesma escola, observando a ilustração do livro “ Eu tropeço e não desisto”  a menina lê  para o príncipe enquanto ele recupera a sua saúde.  Podemos observar com a leitura do texto e a ilustração que complementa toda história, que a personagem é inteligente e que gosta de ler.





   Estratégias e recursos da aula:





  MOMENTO: assistir ao vídeo  A menina e o leite;
2º MOMENTO: recontar a história em forma de literatura de cordel;
3º MOMENTO: ler o livro Eu tropeço e não desisto
4º MOMENTO:  fazer a compreensão  oral da história
·        Onde a menina mora?
·        Qual era o sonho da menina?
·        Qual foi o animal que forneceu o leite?
·        Ela conseguiu realizar o seu sonho?
·        O que ela fez para conseguir realizar todos os seus sonhos?
·        Qual foi o primeiro sonho que ela realizou?
·        Como você imagina está menina? Quais são suas características? Como ela é? O que ela gosta de fazer?
·        O que a menina fez quando o príncipe caiu e estava machucado?
·        Por que será que o príncipe gostou da menina?
·        Quando a menina casou-se, ela foi morar onde?
·        Qual foi o meio de transporte usado pela menina e o príncipe para ir para o castelo da         colina?
·        Quais foram os lugares onde aconteceu a história?
5º MOMENTO: leitura do cartaz das  formas geométricas e  observação das cores;
6º MOMENTO: entrega das fichas do nome, leitura da atividade e aplicação;
7º MOMENTO: correção da atividade
8º MOMENTO: entrega e leitura da atividade extraclasse, a compreensão da história
 Eu tropeço e não desisto”












ESTRUTURAS DE APOIO / RECURSOS DIDÁTICOS




·        Vídeo DVD
·        Televisão
·        Livro e texto
·        Papel sulfite
·        Xerox
·        Lápis de cor e giz de cera
·        CD com fotografias
·        tesoura e cola
·        Cartaz
·        Caderno de classe





AVALIAÇÃO


      Com está aula é possível avaliar se as crianças:

  • Reconhecem as características das paisagens e das diferentes moradias;
  •  A utilidade dos animais domésticos;
  • Aprendam sobre as diferentes formas geométricas;
  • Valorizar a escola, como o lugar que se aprende;
  • Conhecer um pouco sobre a história do príncipe Willian e a plebéia Kate.
  • Saber que para a realização de um sonho é necessário esforço e dedicação.






    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



  A menina e o leite, Monteiro Lobato, Livro as mais belas histórias  CASASANTA, Lúcia
   Livro  Eu tropeço e não desisto  NICOLÉLIS, Gizelda Laporta
   Cordel , A menina da vasilha de leite, CORDEL , Rosa Ramos do
   Vídeo, A menina do leite,  you tobe
                                                          


PLANO DE AULA


       
  ESCOLA MUNICIPAL  SANTA RITA  -  DATA: 20/06/2011



     PROFESSORA: VALQUÍRIA DE OLIVEIRA GUEDES






EIXO TEMÁTICO:

2º período
Sala: 2
Turno: matutino
                                 
  • Linguagem oral e escrita: leitura , compreensão, falar;
  • Artes visuais: revisão das cores;
  • Identidade e autonomia: tipos de moradia, valorização do estudo e do trabalho;
  • Matemática: formas geométricas;
  • Natureza e sociedade: os lugares e suas paisagens, conhecer os animais e
     suas utilidades.                        



 Literatura Infantil:  
    Hora do conto
                           

CARGA HORÁRIA
             5 aulas




OBJETIVOS:





  • Conhecer as figuras geométricas;
  • Relacionar as cores com as formas geométricas;
  • Observar os diferentes tipos de moradias;
  • Conhecer as diferenças entre as  paisagens;
  • Conhecer a utilidade dos animais domésticos;
  • Relacionar cada animal doméstico a sua utilidade;
  • Conhecer a importância do estudo e do trabalho para o ser humano;
  •  Motivar as crianças para que não desistam dos seus sonhos e da aprendizagem por mais difícil que possa parecer, o esforço e a dedicação é a melhor forma de se aprender algo.
  • Conhecer diferentes  formas de  portador  de texto,  no caso os textos serão apresentados para as crianças de forma variada .










    

Conhecimentos prévios trabalhado pela professora com os alunos:


Para a realização desta aula a professora retomou a discussão sobre a importância da escola, da leitura e do estudo, através do diálogo, saber porque o aluno está na escola, e o que ele faz. Será que ele está aproveitando a oportunidade?
Observar  também a vida de um príncipe na vida real como a vida do príncipe Willian e a plebéia Kate Middleton, que estudavam na mesma escola, observando a ilustração do livro “ Eu tropeço e não desisto”  a menina lê  para o príncipe enquanto ele recupera a sua saúde.  Podemos observar com a leitura do texto e a ilustração que complementa toda história, que a personagem é inteligente e que gosta de ler.





   Estratégias e recursos da aula:





  MOMENTO: assistir ao vídeo  A menina e o leite;
2º MOMENTO: recontar a história em forma de literatura de cordel;
3º MOMENTO: ler o livro Eu tropeço e não desisto
4º MOMENTO:  fazer a compreensão  oral da história
·        Onde a menina mora?
·        Qual era o sonho da menina?
·        Qual foi o animal que forneceu o leite?
·        Ela conseguiu realizar o seu sonho?
·        O que ela fez para conseguir realizar todos os seus sonhos?
·        Qual foi o primeiro sonho que ela realizou?
·        Como você imagina está menina? Quais são suas características? Como ela é? O que ela gosta de fazer?
·        O que a menina fez quando o príncipe caiu e estava machucado?
·        Por que será que o príncipe gostou da menina?
·        Quando a menina casou-se, ela foi morar onde?
·        Qual foi o meio de transporte usado pela menina e o príncipe para ir para o castelo da         colina?
·        Quais foram os lugares onde aconteceu a história?
5º MOMENTO: leitura do cartaz das  formas geométricas e  observação das cores;
6º MOMENTO: entrega das fichas do nome, leitura da atividade e aplicação;
7º MOMENTO: correção da atividade
8º MOMENTO: entrega e leitura da atividade extraclasse, a compreensão da história
 Eu tropeço e não desisto”












ESTRUTURAS DE APOIO / RECURSOS DIDÁTICOS




·        Vídeo DVD
·        Televisão
·        Livro e texto
·        Papel sulfite
·        Xerox
·        Lápis de cor e giz de cera
·        CD com fotografias
·        tesoura e cola
·        Cartaz
·        Caderno de classe





AVALIAÇÃO


      Com está aula é possível avaliar se as crianças:

  • Reconhecem as características das paisagens e das diferentes moradias;
  •  A utilidade dos animais domésticos;
  • Aprendam sobre as diferentes formas geométricas;
  • Valorizar a escola, como o lugar que se aprende;
  • Conhecer um pouco sobre a história do príncipe Willian e a plebéia Kate.
  • Saber que para a realização de um sonho é necessário esforço e dedicação.






    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



  A menina e o leite, Monteiro Lobato, Livro as mais belas histórias  CASASANTA, Lúcia
   Livro  Eu tropeço e não desisto  NICOLÉLIS, Gizelda Laporta
   Cordel , A menina da vasilha de leite, CORDEL , Rosa Ramos do
   Vídeo, A menina do leite,  you tobe
                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário